Curso de Iniciação à Carreira

Monitor de Ensaios Clínicos

Sobre

Os Ensaios Clínicos são atualmente uma importante ferramenta para confirmar a segurança e eficácia de novos medicamentos, bem como, testar novas utilizações de medicamentos já comercializados. Na sua realização, participa uma equipa de investigação composta geralmente por médicos, farmacêuticos e enfermeiros qualificados para o exercício da atividade.
O acompanhamento destes ensaios é da responsabilidade de um Monitor de Ensaios Clínicos, profissional dotado da necessária competência científica e/ou clínica, designado pelo promotor do ensaio para a monitorização e acompanhamento da sua evolução, verificando informações, dados obtidos e o cumprimento das normas ICH-GCP.

15

fev

16

fev
oradores

José Dinis

Unidade de Investigação Clínica do IPO do Porto

Formado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, é Assistente Graduado em Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia do Porto, onde atualmente, exerce funções como Responsável pela Unidade de Ensaios Clínicos. Ao longo da sua carreira tem participado como investigador em múltiplos ensaios clínicos, apresentando um papel importante na promoção e execução da Investigação Clínica em Portugal.

Ricardo Cunha

Head of R&D Management, Blueclinical

Formado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UP e Mestre em Medicina Farmacêutica pela Universidade de Aveiro. Em setembro de 2011, deu início a um estágio na Eurotrials Scientific Consultants onde se dedicou ao departamento de R&D. No final do estágio foi convidado a permanecer na empresa, no Departamento de Ensaios Clínicos, na área de Start-up, e mais tarde, veio a integrar a equipa de Gestão de Dados.

Ana Sofia Carvalho

Diretora do Instituto de Bioética - UCP

Licenciou-se em Microbiologia, seguindo da Pós-Graduação em Bioética, Mestrado em Bioética e Ética Médica e Doutoramento em Biotecnologia. É a atual Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, onde também rege como Professora associada, as disciplinas de Bioética em diversas licenciaturas. Além de Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Coordenadora do Gabinete de Ética e Investigação e Integridade Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, integra, desde 2017, o Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias.

Ana Marta Silva

Farmacêutica Especialista em Farmacovigilância - UFP

Concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte. Desde 2012 que é Farmacêutica Especialista na Unidade de Farmacovigilância do Porto, onde receciona, valida, processa e avalia notificações espontâneas de reações adversas a medicamentos (RAM) e responde a pedidos de informação na área da farmacovigilância efetuados por profissionais de saúde, indústria farmacêutica e utentes. Leciona em instituições de ensino superior, e também realiza ações de formação/sensibilização/cursos na área das RAM e farmacovigilância. Concomitantemente encontra-se a realizar Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, na FMUP.

Filipa Ribeiro

Clinical Research Associate, Boehringer Ingelheim

Formada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, tendo realizado um estágio na área de Ensaios Clínicos que precedeu o cargo que atualmente dispõe. Como Gestora de Projetos associados a Ensaios Clínicos, as suas principais responsabilidades são a implementação de uma experiência clínica em unidades de cuidados primários, garantir a qualidade dos dados obtidos, assegurar a execução de ações de prevenção, supervisionar estágios na área, entre outras funções.

Andreína Passos

Contracts Associate II

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, iniciou a sua carreira profissional em 2008 como farmacêutica comunitária, tendo prosseguido a sua formação com o Curso de Monitorização de Ensaios Clínicos da Eurotrials, onde veio posteriormente a iniciar uma nova carreira como Study Contract Specialist e posteriormente de Study Start-up Specialist. Em Junho de 2016 foi convidada para ser responsável pelo Departamento de Formação externa da Eurotrials. Atualmente é Contracts Associate II na CRO internacional PRA Health Sciences.

Tiago Amaral

Project Manager, Glintt

Formou-se em Engenharia Informática no Instituto Superior de Coimbra. O seu percurso na Glintt começou em 2010 como consultor de negócios na área de logística hospitalar, sendo responsável de projeto de ensaios clínicos nesta mesma área. Atualmente, encontra-se no cargo de Gestor do Produto ainda na Glintt, onde é responsável pela avaliação das necessidades do mercado, planeamento financeiro, prototipagem, acompanhamento de desenvolvimento, documentação, entre outros.

Antero Oliveira

Project Manager, Glintt

Formou-se em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto de onde prosseguiu para a University of Portsmouth, Inglaterra, como investigador na área de biomateriais. Desde 2016 encontra-se como consultor tecnológico na Glintt, desenvolvendo produtos ligados à área hospitalar e clínica. Actualmente tem como foco pessoal o desenvolvimento de uma plataforma de gestão de ensaios clínicos para apoiar os Centros de Ensaios.

Inês Correia

CRA Manager

Formada em Engenharia Biotecnológica pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Além de ter realizado uma pós-graduação no curso de monitorização em ensaios clínicos pela Universidade Técnica de Lisboa, obteve ainda inúmeras formações e qualificações relativas à área de investigação clínica ao longo do seu percurso académico e profissional. Com ampla experiência na coordenação, monitorização e também envolvimento nos estudos de diversos ensaios clínicos, atualmente tem contrato pela empresa Chiltern International Portugal, exercendo funções na Novartis tanto na posição de Clinical Research Associate (CRA) Manager como de Clinical Study Manager (CSM), onde é responsável pelo desenvolvimento e a supervisão da investigação clínica.

Liliana Moura

GCP/GVP Auditor, BIAL

Liliana Moura é formada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e começou a sua carreira na área de farmácia comunitária. Seguiu-se a oportunidade de integrar uma equipa de ensaios clínicos como Clinical Researcher Associate na Novartis, em Buenos Aires. Atualmente encontra-se na Bial a exercer funções de GCP/GVP Auditor de ensaios clínicos.

Maria Andrade

Research Intern at PtCRIN

Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra-se a concluir o Mestrado de Ciências Biofarmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Realizou em 2018 um estágio no grupo de Farmacologia Clínica do Instituto de Medicina Molecular, liderado pelo Professor Joaquim Ferreira e o curso de Investigação Clínica Aplicada no Algarve Biomedical Centre. Ingressou na PtCRIN no ano corrente, como estagiária, para realização da sua tese de mestrado.

Daniela Matias

Research Intern at PtCRIN

Licenciada em Biologia Humana pela Universidade de Évora, encontra-se a concluir o Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Realizou em 2018 o curso de Investigação Clínica Aplicada no Algarve Biomedical Centre. Ingressou na PtCRIN no ano corrente, como estagiária, para realizar a sua tese.

Local

  • Complexo ICBAS/FFUP
  • R. Jorge Viterbo Ferreira, 228, Porto
  • geral@nowscience.pt

instalações complexo icbas/ffup

Indicações aos espaços do evento:

Salão Nobre

Na entrada siga à esquerda para o Edifício A. Desloque-se até ao elevador, aceda ao piso 4 e depois siga a sinalética do evento.

Anfiteatro 10

Na entrada siga em frente em direção à porta E3, assinalada na figura. Depois, à direita encontrará as escadas, desça até ao piso 1 seguindo a sinalética do evento até ao Anfiteatro 10.

com a colaboração de

Close Menu